ORTODONTIA

Ortodontia

Ortodontia é a especialidade que estuda o crescimento e o desenvolvimento dos ossos da face, assim como o desenvolvimento dos dentes e seus desvios de normalidade. Esses desvios são corrigidos através do uso de aparelhos dentários fixos, placas móveis, entre outros tipos. Seu tempo de uso depende de vários fatores, como biológicos, tipo de problema, tipo de aparelho e, principalmente, colaboração do paciente. No geral, duram em média, de 24 a 30 meses.

COMO AGEM OS APARELHOS DENTÁRIOS?

Eles corrigem a posição dos dentes e dos ossos maxilares, que muitas vezes podem causar dores de cabeça, estresse na mastigação e perda dentária.

05 PERGUNTAS E RESPOSTAR SOBRE APARELHOS DENTÁRIOS?

1. O aparelho fixo machuca? No início do tratamento pode haver um desconforto. Porém, hoje os aparelhos estão melhores do que antigamente: eles são arredondados e proporcionam menos dor.

2. Por que preciso usar aparelho? Pode ser por diversos fatores. Na maioria das vezes, não há espaço para acomodar todos os dentes, o que faz com que eles entortem e se posicionem de maneira incorreta, atrapalhando na mastigação e na estética do sorriso, podendo ainda causar dores de cabeça.

3. Com que idade é indicado começar o tratamento Ortodôntico? Assim que aparecerem os problemas. Porém, vale lembrar que, desde a primeira infância, é preciso visitar um odontologista ou odontopediatra, ok?

4. Qual o problema de usar aparelhos feitos por profissionais que não entendem do assunto? Diversos riscos, desde o insucesso no tratamento a perdas dentárias por movimentação excessiva.

5. Há alimentos proibidos para quem usa aparelho? ​ Proibidos, não. Porém, não são recomendados alimentos muito duros, balas e chicletes. E, claro, após cada refeição, é preciso escovar os dentes e passar fio dental.